sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Entre amigos e sanguessugas.

"Sanguessugas se fixam pelas extremidades, sugam até esgotarem sua capacidade e se soltam quando estão cheias de sangue. Podem ser encontradas em todo o mundo. Nas zonas tropicais existem espécies que caem sobre as vítimas. Existem também espécies marinhas e outras que vivem na lama. Alimentam-se do sangue das suas vítimas, podendo ingerir uma quantidade de sangue 10 vezes maior que o próprio volume. Elas prendem-se firmemente à pele de seu hospedeiro; e sugam-lhe o sangue."

Ingenuidade é algo que nunca me faltou. Algumas pessoas têm a plena consciência disso, e usam esse ponto fraco contra mim. Mas graças à Deus existe o tempo, e é ele quem se encarrega de nos mostrar as coisas com mais clareza, nos tira alguma inocência e nos dá experiência. E foi com o tempo que percebi que vivo entre amigos e sanguessugas. E olha que não são daquelas sanguessugas medicinais que nos ajudam em alguma coisa.

Sim, não minto: qualquer relacionamento humano, para ser benéfico, deve ser uma via de mão-dupla. Não tenho a pretensão de dar esperando sempre receber algo em troca, e nem acho que isso seja digno. Entretanto há aqueles que não apenas não nos dão nada em troca: recebem, pedem mais e ainda nos prejudicam.

Como sanguessugas, se fixam em nós, sugando nossa fonte de vida, e tudo o que temos de melhor. Sugam mais do que podem suportar. Após atingirem a satisfação, nos abandonam: se ausentam à procura de outras vítimas. Ás vezes voltam quando não encontram. E sugam mais. Ás vezes não voltam: mas o que importa mesmo é que deixam marcas em nossa pele, que saram lentamente, e resultam em feias cicatrizes.

Amizade, não a entendo como eterna concordância, mas como apoio incondicional. E esse apoio é companheirismo. Ninguém precisa morrer por ninguém, nem realizar sacrifícios em nome do outro para ser o que considero um verdadeiro amigo.

Shakespeare estava certo quando disse que “Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia”. Essas coisas não são concretas: a gente sente. E a minha breve vida me ensinou a acreditar mais no que sinto do que no que vejo. A gente sente quando o outro vibra com as nossas conquistas ou não. Quando torce para que os nossos projetos dêem certo ou não. Quando se entristece com as nossas derrotas ou não. Quando se importa, se preocupa. A gente sente sim! Vibrações. O mundo é feito delas. 

Desculpem pelo excesso de veneno desse post. Eu deveria deixar essas coisas pra lá, não deveria ficar refletindo sobre isso, mas não posso. Porque preciso desabafar. Porque se eu não falar, algum dia outros dirão.

Sanguessugas fixam-se em nossa pele constituindo uma relação que só é proveitosa para elas. Não se preocupam com os malefícios que essa relação nos causa. Eu escolho ter amor ao lidar com os que me cercam, escolho dar as mãos voluntariamente e seguir como uma compania segura na caminhada. Escolho ser amiga, e não sanguessuga.

E você, já escolheu o que quer ser?

4 comentários:

Unknown disse...

My gosh!! como sei, como sei, como sei. Eu sinto o que vc escreveu, minha cara. Como sei, como sei. Uma coisa te digo (aprendi com Fernando Savater): "Você pode tratar as pessoas como pessoas e só receber coices, traições e abusos. Mas pelo menos você terá o respeito de uma pessoa, sempre: você. Não tratando as pessoas como coisa, você defende seu direito de não ser transformado em coisas pelos outros". Thay, jamais perda sua humanidade por causa de terceiros. Você é bem maior e mais forte que você, lembra? Então, à este povo que te suga, responda com uma inesgotável fonte paciência. Você é bem maior do que você, e quanto mais sangue te sugam, mais sangue novo pulsa pelas suas veias.

Cintia Ferreira disse...

Nuss Thay, concordo sim.
Mas quero declarar que sou do tipo que vibra com suas atitudes boas e conquistas e entendo. rs

Gostei de tudo, menos das imagens, sanguessugas são sempre feias! :p

bjão!

Cintia Ferreira disse...

Uma coisa que esqueci de dizer e que me consola: "É sempre melhor dar que receber".
Que bom, em partes, que vc tem sido sugada, significa que vc está trasnbordando, e isso, é infinitamente melhor que precisar sugar e não ter nada, nunca, para oferecer ao outro.

É melhor alimentar um parasita que mendigar alimento.

bjo Thay Thay
;)

Thayla Ramos disse...

"Quanto mais sangue te sugam, mais sangue novo pulsa pelas suas veias" - adorei a frase Dani! Vou adotá-la como incentivo rs.
Vocês têm toda a razão.
Falou tudo Ci: É certamente melhor alimentar um parasita que mendigar alimento.

Muito obrigada meus amigos! Amigos mesmo, desses que emitem boas vibrações.

Beijos.