sexta-feira, 26 de março de 2010

Breve tratado sobre a maturidade

A maturidade não é contada em anos, nem medida pelo número de relacionamentos vividos. A maturidade não bate à sua porta nem liga para seu celular cobrando atitudes que você não tem obrigação de tomar. A maturidade não altera a voz para impor autoridade, não age com ansiedade por medo de perder o que deseja e não faz fofocas sobre assuntos sérios. A maturidade não distorce palavras sinceras, não julga atitudes de outros em prol de seus benefícios, não exige carinho ou afeto imediatos, e sim tenta conquistá-los com paciência e astúcia.

A maturidade não quebra promessas, mas também não obriga ninguém a cumprí-las.

Maturidade é saber reconhecer tuas derrotas, é saber aceitar que você não é insubstituível com um sorriso no rosto, e não com uma hora de discussão. É preocupar-se em agradar ao outro sem desrespeitar a si mesmo, ao invés de revoltar-se quando você não é correspondido como espera e criar um drama desnecessário. É saber esperar o tempo de cada um, sem violar a privacidade alheia para matar a qualquer custo a própria solidão. É saber respeitar e apreciar as diferenças, e não entregar-se a decepção e a rejeição quando as coisas não saem como você espera e as pessoas não são como você idealizou.

O próprio agir com maturidade não é fácil, deve ser premeditado e requer, obviamente, que você tenha maturidade suficiente para aguentar as pressões emocionais do dia-a-dia.

Portanto maturidade é, sobretudo, o que te falta.

Fica aí, ao som de Amy Winehouse (que aliás deve ter feito essa música especialmente pra alguém que eu conheço, pois acertou até na idade) um simples recado de quem realmente sabe o que é maturidade para alguém que na vida ainda precisa evoluir muito!



"Voce deveria ser mais forte que eu
Afinal você está aqui sete anos a mais do que eu
Não sabe que é você quem deveria ser o homem?
E você nem se compara com o que você acha que eu sou
Você sempre quer conversar sobre isso
E eu não me importo (...)
Porque você tem sempre que me colocar no controle?
Tudo que preciso é que meu homem cumpra seu papel
Você sempre querendo conversar sobre isso... e eu estou bem (...)
É como se você estivesse lendo sobre isso em algum roteiro chato.
Eu não vou conhecer sua mãe em hora nenhuma,
Eu só quero segurar seu corpo contra o meu.
Me diga porque você acha que isso é um crime?
Porque já me esqueci das alegrias do amor juvenil
Pareço uma senhora,
E você parece uma "mocinha"...
Voce deveria ser mais forte que eu."

[Amy Winehouse - Stronger than me]

4 comentários:

Cintia Ferreira disse...

Uaaaaaaaaaau!!!!!!!!

Gerson Americo disse...

Parabéns pelo texto Thayla! Concordo com o que você escreveu. Esta bem perto do que é maturidade, que não é medida em anos e nem altera a voz para impor autoridade, como você disse.
Porém ela nos confunde, pois sempre achamos que somos maduros o suficientes para tomarmos certos tipos de decisões. Quando passam os anos percebemos que as atitudes tomadas eram de um alguém que sempre estava em estado de "evolução", com uma pequena bagagem que já fazia muita diferença.
É isso aí Thaylinha, seus textos carregam sentimentos, lógica e razão. Parabens!!

Gerson Americo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gerson Americo disse...

Parabéns pelo texto Thayla! Concordo com o que você escreveu, isso está bem perto do que é maturidade, que não é medida em anos e nem altera a voz para impor autoridade, como você disse.
Porém ela nos confunde, pois sempre achamos que somos maduros o suficiente para tomarmos certos tipos de decisões.
Quando passam os anos percebemos que as atitudes tomadas eram de um "alguém" que sempre estava em estado de "evolução", com uma pequena bagagem que já fazia muita diferença.
É isso aí Thaylinha, seus textos carregam sentimentos, lógica e razão. Parabens!!