quarta-feira, 5 de maio de 2010

Até quando esperar?

"(...) aprendi o perigo de concentrar-se apenas no que não está ali. E se no fim da vida eu compreendesse que passara cada dia esperando um homem que nunca viria? Que dor insuportável seria, entender que eu realmente nunca saboreara as coisas que tinha comido, nem enxergara direito os lugares aonde havia estado, porque só pensava nele, enquanto minha vida estava passando. Mas se afastasse dele meus pensamentos, o que me sobraria de vida? Seria como uma bailarina que treinara desde a infância um espetáculo que jamais apresentaria."
...Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden

Há algumas semanas terminei "Memórias de uma Gueixa", o livro mais belo que já li. Através das histórias da sábia Chiyo, posso afirmar que aprendi várias lições, mas a principal delas tem muito a ver com a minha própria história. Na trama, Chiyo é vendida pela família quando criança para uma casa de gueixas em Kioto, onde é maltratada e prejudicada por sua rival, Hatsumono. Com a ajuda de Mameha, a menina consegue se tornar uma gueixa reconhecida.

Em sua jornada até se transformar na famosa Nitta Sayuri, cada obstáculo que a garota enfrenta é superado com o objetivo de reencontrar o Presidente, homem que ela conheceu na infância quando era uma criada e por quem se apaixonou. O que ela nem imagina é que Mameha, sua protetora, foi enviada para ajudá-la pelo próprio Presidente, que sempre a tratou com indiferença.

Vocês podem imaginar, lendo isto, que o livro é mais um desses romances baratos, mas não é. Em primeira pessoa, Sayuri conta cada episódio de sua vida com tamanha profundidade que consegui sentir exatamente o que ela queria dizer. Obviamente a história é fictícia, mas é construída a partir de fatos reais, e mostra muito da cultura japonesa e da vida das gueixas do século XX, com várias passagens chocantes.

Entretanto, o que realmente me chamou atenção foi este ponto da história. Assim como Sayuri, minha vida tem sido construída em cima de uma esperança, e destinada à conseguir algo que pode não passar de uma grande ilusão. "Todo passo que dei em minha vida desde quando era criança, foi dado na esperança de me aproximar de você", disse Sayuri certo dia ao Presidente. Embora eu tenha negado isso à mim mesma por tantas vezes, sei que no fundo cada passo que dou em minha vida também é apenas por uma pessoa.

Ele estava lá, em cada revolta, a cada nova descoberta que fiz, em cada alegria que eu quis compartilhar. Quando fiz minha formatura ele estava lá, estava também quando entrei na faculdade, quando consegui meu primeiro estágio, quando mergulhei em qualquer relacionamento na tentativa de esquecer. Sempre em meus planos e pensamentos.

Tantos anos já se passaram, e o meu medo é que tantos outros se passem, até que em um belo dia eu perceba que minha vida passou e que sonhei todo este sonho sozinha. Corro o risco de não ter um final tão bom quanto o de Sayuri, ou de jogar tudo fora cedo demais. Outros caminhos sem volta se abrem a minha frente, e fico imaginado se não seria melhor pegá-los e mudar completamente o rumo da minha história. Por onde ir? Peço à Deus continuamente que me dê a resposta certa. Enquanto pensava nisso, uma música soou em meus ouvidos:

Yeah, how long must you wait for it?/ Quanto tempo você tem que esperar por isso?
Yeah, how long must you pay for it?/ Quanto tempo você tem que pagar por isso?
Yeah, how long must you wait for it?/ Quanto tempo você tem que esperar por isso?
...Coldplay - In my place


2 comentários:

Capitu disse...

ameiiiiiiiii o texto, parabéns...
seus textos sempre são maravilhossos

Naiara disse...

Nossa Thayla! Mto bom! Gostei mesmo, parabéns, como sempre!
Beijão