sábado, 17 de julho de 2010

Olhai para os lírios do campo



"Pressão, me derrubando com um empurrão,
Derrubando você, nenhuma pessoa pede por isso.
Sob pressão - que incendeia um edifício inteiro,
Divide uma família em duas,
Coloca as pessoas nas ruas.
É o terror de saber a que ponto chegou o mundo.
(...) A insanidade sorri, sob pressão estamos pirando!
Não podemos dar a nós mesmos mais uma chance?"

(Queen - Under Pressure)

Quem nunca ouviu essa música? É através dela que quero retratar o sentimento que predomina as ruas e os corações das pessoas com quem convivo: a pressão. Pressão que vem da nossa sociedade e dos parâmetros de felicidade que se estabeleceram à todos, sem consulta prévia a nossa individualidade e ao ritmo de vida que cada um possui.

Na TV, um mundo de ilusões com pessoas sempre lindas e bem-sucedidas ronda os filmes, novelas e tudo o mais que é exibido. No trabalho, não importa o quanto você se esforçe, não será o suficiente se você não for o melhor no que faz. Nas escolas e faculdades, ao invés de ensinar valores como companheirismo e trabalho em grupo, o que vejo são professores treinados para incitar apenas a competição entre os alunos. Entre amigos e conhecidos, o que você tem, aonde vai e com quem vai define teu "status". Na tua família, que na maioria dos casos sempre te deseja o melhor, as pessoas irão se preocupar e te cobrar se algo na sua vida não vai bem. E até mesmo em algumas igrejas, o que vejo é um espírito de hipocrisia que maqueia todos os problemas e defeitos sob o pretexto de que fraquezas representam uma má qualidade na "vida espiritual". Concluindo, para provar ao mundo que você vai bem, a regra é esta: perfeição.

Minha geração está doente, eu estou doente. Esses dias estava conversando com uma senhora que trabalha comigo, e ela me contava que o seu filho, assim como eu, está com labirintite (algo que não é tão normal quando se está na casa dos 20 anos...ou ao menos não era). Inspirada, ela veio me contar que uma terapeuta afirmou-lhe que a labirintite é provocada por um desequilíbrio emocional. Segundo ela, a ansiedade provocada pelo peso de ter que fazer uma escolha importante pode se transformar em patologia; assim como toda a patologia, antes de se manifestar em nosso corpo, tem origem na mente.

Sim, eu estava diante de uma decisão que julgava ser extremamente importante, como contei em um post recente aqui no blog. "O que devo fazer então para me livrar da labirintite? Decidir logo o que quero?", indaguei. E a sábia resposta que recebi foi uma lição que há tempos já havia aprendido, mas esqueci. "Apenas peça o que for melhor para você e não fique ansiosa. O que for para ser seu, será; seja isso uma pessoa, um emprego, ou qualquer outra coisa. Entregue-se a algo superior e acredite que a vida lhe dará o que for melhor para você neste momento. Mas isso é tão díficil, não é? Entregar-se...", afirmou a senhora sorrindo tranquilamente.

Lembrei-me então de uma passagem bíblica: "Olhai para os lírios do campo, como eles crescem: não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como qualquer um deles." (Mateus 6:28/29). Salomão, diz a bíblia, foi o rei mais próspero de Israel, possuidor de uma riqueza até hoje incalculável. Se Deus faz com que uma flor exceda o luxo de um dos homens mais ricos do mundo, imagine o cuidado que Ele não tem por nós? "Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis pois pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo." (Mateus 6:33/34)

Entregar-se é mesmo difícil, mas é o que estou tentando fazer mais e mais a cada dia. Ao invés de buscar a perfeição e ceder à pressão que paira no ar, escolho preocupar-me menos e ser feliz com o que tenho. Quanto ao que me falta, entrego nas mãos de Deus e sigo dando o meu melhor na caminhada. Agora, peço licença: vou fugir desta paranóia coletiva e parar para olhar os lírios do campo.

"O que vai acontecer, acontecerá. Sossega, barquinho na correnteza, Deus dará." (Caio F. Abreu)

2 comentários:

Cintia Ferreira disse...

Nossa Thay! Achei este post um dos mais lindos, principalmente porque me identifico muito com tudo.
Acredite, hoje mesmo eu li os versículos de Mateus 6 e estava pensando nisso. Em como erramos tentando buscar soluções que não cabe a nós, descansar em Deus é a coisa correta em tempos tão dificeis..

Gde beijo e Parabéns!!

Naiara disse...

Olá Thayla! Realmente, estamos na mesma sintonia. Muito bom seu post. Concordo com você: a cada dia somos mais e mais cobrados e parece que temos de estar sempre bem e felizes, se tivermos qualquer problema somos aberrações perante a sociedade. É o que a TV vende e a massa compra, infelizmente. E as pessoas buscam tanto a perfeição pro fora que se esquecem de olhar para dentro, de cuidar do que há dentro delas. Ainda bem que nem todo mundo vai com a massa, ainda bem que ainda existe vida inteligente na Terra, seu blog é uma das provas disso! Parabéns! Beijão